Existem no Brasil cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes e a estimativa é que até 2045 a doença alcance em torno de 23 milhões de brasileiros. Este é um cenário realmente preocupante e que demanda a conscientização da população para a prevenção e tratamento da doença e de suas repercussões.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, até 40% das pessoas com diabetes desenvolvem problemas renais, que podem se apresentar com aspectos e gradações variadas, podendo evoluir para a falência renal terminal e a necessidade de tratamentos mais complexos como a diálise e o transplante renal. A doença renal do diabetes (DRD) é a principal causa de ingresso em hemodiálise em nosso país.
Por esse motivo, é imprescindível que todo paciente portador de diabetes vá ao nefrologista para a realização de um “check-up renal” e, de acordo com a avaliação inicial, seja programada uma estratégia de acompanhamento para que se tente preservar ao máximo o funcionamento dos rins, evitando a necessidade de diálise.